2021, a sexualidade de um personagem é evidenciada por uma editora de quadrinhos e causa uma enorme comoção entre -em sua maioria- homens de 40 anos que alegam terem suas infâncias destruídas. Qual a sexualidade do personagem? Óbvio que não seria hétero. Estamos em 2021 e ainda há um tabu sobre sexualidade nos quadrinhos, aliás, retifico, 2021 e a retratação de sexualidades fora do aspecto hétero no mundo dos quadrinhos ainda é um tabu. O motivo? Aquele velho senso de que os personagens de quadrinhos são propriedade específica de alguns.

Lembra da criança que brincava com o boneco do seu herói preferido e naquele instante, contava todas as histórias que queria? Alguns “nerds” cresceram (fisicamente) e ainda acham que os personagens são seus bonecos e somente as histórias pré-aprovadas por eles podem ser abordadas. Histórias pré-aprovadas = Heróis que não sejam negros, LGBTQIA+, mulheres (só se mostrarem muito o corpo), etc.

É com base nesse pensamento, que o nerd se indignou com a sexualidade do Robin. Se o personagem é meu e eu sou hétero, porquê vão retratar o Robin como bissexual? Não pode.

NÃO PODE.

Felizmente, a DC não está ouvindo esse grupo atrasado que nunca evolui, o público que vive numa bolha de preconceitos e qualquer sinal de diversidade aparenta ser sua kryptonita. É 2021 e a sexualidade de um personagem fictício criado há anos ainda incomoda pessoas que deveriam se importar com coisas realmente importantes. Deveras, quando uma outra visão de mundo nos incomoda, é porque ainda estamos naquele período imaturo da puberdade e nos consideramos o centro do mundo.

A sexualidade do Robin não importa, a não ser quando essa por não ser hétero, cause o apocalipse. Enquanto isso acontecer, cada vez mais histórias devem ser publicadas, pois desde o início, quadrinhos tentam dialogar com o seu tempo. Antes era os heróis não sendo retratados como não tão bonzinhos assim, agora, são heróis que não são branco hétero (top) que incomodam.

Se assim for, que a DC destrua muitas infâncias de gente que está tão infeliz para ter tanto ódio no coração. Que aqueles que só querem ler uma boa história sejam presenteados por personagens diversos e bem construídos, o que realmente deveria ser a única coisa que importa.

Sobre Lucas

Você acredita em milagres? Também não, mas vivo na esperança de um universo de filmes maravilhosos da DC. Enquanto não acontece, sonho e escrevo.

Últimas notícias