O quartzo é um mineral abundante na Terra, com uma variedade diversa, como a ametista. A coloração roxa é resultado da impureza do ferro em sua estrutura molecular. Já foi utilizada como amuleto contra bruxaria, veneno e a morte. Dizem que ao amarrar uma ametista no pulso esquerdo proporciona visões do futuro. Até mesmo os bispos católicos utilizavam anéis de ametista, acreditando no seu poder de elevação espiritual. Hoje em dia, a ametista é utilizada como um cristal de proteção espiritual, da purificação. Não podemos negar que este cristal está sempre relacionado ao poder místico, algo que as leis naturais e físicas não conseguem alcançar, quase como se fosse mágico. Já nas páginas de quadrinhos, esta pedra preciosa aumenta os poderes mágicos para a princesa Ametista do Mundo de Cristal.

Ametista na capa de ‘Amethyst: Princess of Gemworld’

Criada por Dan Mishkin e Ernie Colon, a personagem Ametista apareceu pela primeira vez em 1983, em uma prévia de 15 páginas dentro da edição #298 de ‘Legion of Super-Heros (1980)’. Ametista está no meio de uma missão a pedido de sua mentora, a feiticeira Citrina. Acompanhada por Granch, uma criatura de aparência monstruosa, a princesa se encanta pela beleza dos lugares por onde passam, pois não existia nada daquele tipo de onde ela veio. Neste especial também é introduzido o antagonista, o Opala Negra. Como um bom vilão, ele deseja ficar poderoso e conquistar o mundo. Uma forma que encontrou para fazer isto foi juntar fragmentos das pedras preciosas do Mundo de Cristal em uma armadura, para extrair toda a energia mística delas. Sim, você provavelmente já viu uma história parecida em algum lugar. Enquanto isto, Ametista e Granch lutam contra criaturas enviadas por Opala Negra, até que os dois finalmente chegam ao destino da missão. Ametista quase não consegue completar a tarefa que lhe foi dada e precisa se transportar para casa, utilizando o poder de sua pedra preciosa. Ela se transforma em Amy, uma criança de 13 anos, ao voltar para a Terra, o que nos leva ao fim da prévia com o convite para descobrir o que aconteceu.

Amy passando pelo portal para o Mundo de Cristal e se tornando a Ametista.

Em “Amethyst: Princess of Gemworld (Amethyst vol. 1)” de 1983, uma pequena e estranha criatura entra em uma casa no meio da noite e deposita uma caixa junto a outros presentes amontoados na sala. Pouco tempo depois a aniversariante Amy Winston, completando 13 anos, chega em casa com seus pais e abre os presentes. Um deles foi um colar com uma linda pedra preciosa roxa, ao qual ela pensa que tenha sido um presente de seu pai. Já em seu quarto, e com o colar no pescoço, Amy abre a porta do armário e encontra um ogro, que imediatamente a captura. Eles atravessam um portal com destino a Fortaleza Opala e Amy imediatamente começa a se transformar, se tornando uma adulta. Os monstros a identificam como a Princesa Ametista e a levam para encontrar com o mestre, o Lorde Negro. No entanto, no meio do caminho, a pedra preciosa no pescoço de Amy libera uma rajada de energia em um dos ogros. Isto foi a oportunidade perfeita para Granch atacar os dois ogros, libertando Ametista. A criatura jura que não fará mal a ela, que está ali para levá-la até as pessoas que a amam. Desta forma, ela encontra com a feiticeira Citrina que a leva para o Castelo Ametista.

Ametista lutando contra Opala Negra.

Já vestida como a herdeira da Casa de Ametista, ela descobre através de Citrina que aquela não era a primeira vez que pisava no castelo. A feiticeira explica como o Mundo de Cristal era cheio de alegria e harmonia, governada por 12 casas que possuíam pedras preciosas poderosas. Somente os nobres poderiam utilizar o poder vindo das pedras. A Suprema Casa de Ametista governava com virtude e honra durante séculos, até que o Senhor da Casa de Opala atacou o reino. Citrina continua a história dizendo que os pais de Ametista, antes de morrerem em batalha, pediram para que ela mantivesse a filha deles a salvo. A feiticeira criou uma ruptura no espaço-tempo, levando a criança para outro mundo e espalhou a notícia de que a princesa estava morta. O plano era esperar até que Ametista crescesse para libertar o Mundo de Cristal e assumir o trono, mas Amy recusa e pede para ser enviada para casa. No mesmo instante, o castelo é atacado por tropas do Lorde Negro comandados por Sardônico, o Senhor das serpentes. Citrina falha ao lançar um feitiço para proteger o castelo, pedindo para que Ametista os salve. A garota consegue liberar uma onda de energia purpura capaz de derrotar os invasores. Citrina ensina Ametista como ela conseguiria retornar para casa após a garota chorar pedindo para voltar para a Terra. Ao sair do Mundo de Cristal, Amy retorna ao seu estado normal, voltando a ter a aparência de uma garota com 13 anos.

Ametista usando seus poderes.

O Mundo de Cristal e a Terra tem a passagem de tempo diferentes, dias no verdadeiro mundo de Ametista poderiam ser apenas alguns segundos na Terra. Isto explica por que Amy, ao se transformar em Ametista, fica com a aparência mais velha visto que se passaram 20 anos no Mundo de Cristal. Além de criar um portal entre os mundos com o auxílio de sua pedra preciosa, Ametista pode realizar qualquer tipo de feitiço ao utiliza-la. Ela pode lançar rajadas de energia capazes de incapacitar ou ferir os inimigos, e pode moldar a energia permitindo com que ela crie alguns instrumentos, como um escudo. Ela também consegue criar fogo e causar explosões (Amethyst vol. 1#2), é capaz de voar e transportar pessoas com ela (Amethyst vol. 1 #6). Ametista é capaz de enxergar traços de magia e realizar feitiços de divinação, já tentou se comunicar com um espírito levado para longe do corpo (Amethyst vol. 1#4) e foi capaz de sentir a morte de um amigo enquanto dormia. A mando de Citrina, Ametista recebeu treinamento para conjuração de feitiços e de batalha. Ela sabe lutar com espada e escudo, consegue atirar lanças e flechas. Também recebeu treinamento de sobrevivência em ambientes hostis, sabe rastrear pegadas e criar estratégias de batalha (Amethyst vol. 1#6). Ela já foi ajudada por Taffy, sua cachorra que pulou no portal para o Mundo de Cristal, e ganhou um unicórnio alado.

Ametista e Superman lutando contra Coralino.

Como dito anteriormente, o vilão principal Opala Negra quer dominar de uma vez por todas o Mundo de Cristal em Amethyst: Princess of Gemworld. Além de Sardônico, ele tem a ajuda de Coralino, seu filho adotivo vindo da Terra.  Em Amethyst vol. 1#3, descobrimos que Granch é um dos filhos do tirano Lorde Negro, e todos os filhos dele nascem com a aparência monstruosa. Granch vai para um outro mundo, com a ajuda de um portal criado com fragmentos de ametista, para tentar resgatar seus irmãos. Entretanto, o fragmento que o levaria de volta para o Mundo de Cristal foi roubado e, ao tentar retornar, Granch é levado para o fragmento de Amy na Terra. Assim, Amy acabava se transformando em Ametista no meio da escola por causa dos resquícios de magia que os filhos de Opala Negra trazem consigo, e ela é forçada a contar para seus pais adotivos sobre sua verdadeira identidade (Amethyst vol. 1#5). A batalha final entre Opala Negra e Ametista, junto de seus aliados, ocorre após o tirano conseguir finalmente unir os 12 fragmentos das pedras preciosas em sua armadura (Amethyst vol. 1 #11), lhe garantindo um imenso poder. Ao finalmente liberar todos os reinos, Ametista volta para a Terra.

Uma curiosidade sobre o Mundo de Cristal é que o Superman já foi até este mundo. A publicação DC Comics Presents, histórias do herói em parceria com outros personagens da editora, contou com a participação de Ametista na edição #63. Na história Ametista entra em um portal seguindo Coralino e acaba voltando para a Terra, em Metrópolis. Ela perde seus poderes e volta a ser Amy, mas consegue a ajuda do Superman para deter Coralino. Antes de ser levada por inimigos, Amy cria um portal e arremessa seu colar de ametista para Superman e o herói finalmente chega ao Mundo de Cristal. Os dois lutam juntos contra os vilões e, no final, Ametista transporta Superman de volta para Metrópolis. Esta história está oficialmente ligada a cronologia de Amethyst: Princess of Gemworld, sendo publicada entre as edições 6 e 7.

Ametista voando em seu unicórnio alado.

Em 1985 foi lançado Amethyst vol. 2 com 16 edições. Depois que a passagem para o Mundo de Cristal foi bloqueada (Amethyst Annual 1), Amy tenta se transportar para lá, mas acaba parando em mundos diferentes. Enquanto isto, novos vizinhos que se parecem muito com Opala Negra e Coralino, em sua versão pré-adolescente e com o braço mecânico, se mudam para a casa ao lado da menina. Amy consegue voltar para o reino de uma forma diferente: o espírito dela se transportou, enquanto estava dormindo, atendendo um chamado de Citrina. Durante sua permanência no Mundo de Cristal, Amy continua dormindo na Terra. E por falar no Mundo de Cristal, uma nova ameaça aparece para acabar com a recente paz daquele mundo. Além disto, as Casas Reais estão em conflito sobre qual delas deve ter o governo supremo.

Ametista lutando contra um Demônio das Sombras.

Em paralelo, um dos maiores eventos da editora estava acontecendo, a Crise nas Terras Infinitas (1985). Ametista se junta na trama ao ser levada até a nave do Monitor, localizada no limbo, junto com outros seres com poderes que poderiam ajudar a salvar o universo (Crisis #5). Ametista fica cega ao ter os nervos óticos destruídos pelos Demônios das Sombras e, ao tentar ajudá-la, o Senhor Destino enxerga algo nela e a leva para outro lugar (Crisis #11). Senhor Destino conta para Ametista que o verdadeiro pai dela era um Lorde da Ordem, na forma da pedra preciosa no colar do Senhor Ametista (Amethyst vol. 2 #13). O Lorde da Ordem se apaixonou pela Senhora Ametista e possuiu o corpo do marido dela, e assim tiveram uma filha. A princesa Ametista fica sabendo que ela é uma Lorde da Ordem, a única que tem a forma humana. Mesmo cega ela conseguiu enxergar tudo ao seu redor, dentro de sua mente, Ametista começa a ter noção do tamanho de seu poder.

Ametista é vista lutando contra o Espectro no Mundo de Cristal, na edição #2 de Infinite Crisis (2005), um outro grande evento da DC Comics. Ela aparece mais uma vez na edição #6, como parte do grupo de feiticeiros que invoca o Espectro em Stonehage, na Terra-Um. Ela faz parte da equipe de seres místicos que ajudam a reconstruir a Pedra da Eternidade em Day of Vengeance: Infinite Crisis. A Nona Era da Magia acaba com a morte dos Lordes da Ordem e do Caos, com Nabu anunciando que a história da magia seria reescrita na Décima Era. Os únicos Lordes da Ordem e do Caos sobreviventes são, respectivamente, Ametista e Mordru.

Ametista observando a mãe usar magia em batalha.

Os Novos 52 trouxeram uma nova história para Ametista, aparecendo pela primeira vez em Sword of Sorcery #1 (2012). Quando Amy Winston fez 17 anos, a mãe dela abriu um portal para um outro mundo, lá ela descobre que é a princesa Amaya da Casa Ametista. A maior ameaça para Ametista nesta história é sua tia Mordiel, irmã de sua mãe Graciel. Assim como a primeira versão da Ametista, ela mantém as habilidades de combate corpo-a-corpo e manejo de múltiplas armas, mas desta vez treinada por sua mãe (Sword of Sorcery #0). Nesta versão, seus poderes mágicos vêm diretamente da linhagem sanguínea Ametista, sendo compartilhados por sua mãe e tia. Ela continua manipulando a energia sendo capaz de moldá-la em diferentes formas, como a criação de cristais perfurantes (Sword of Sorcery #3). Amaya também tem parte da linhagem de sangue Turquesa, permitindo com que ela possa realizar feitiços. Ametista consegue compreender e falar qualquer língua depois quer recebeu o poder da linguagem provindo de uma variação de uma pedra de citrino (Sword of Sorcery #1).

Ametista sendo invocada por Constantine.

Ametista aparece pela primeira vez na Liga da Justiça Sombria no anual #1 de 2012. Ela é invocada para a Casa do Mistério por Constantine, quando ele utiliza o cristal que Graciel usou para abrir o portal para o Mundo do Cristal (Sword of Sorcery #0). Quando ela cumprimenta Tim Hunter, ocorre uma estranha troca de energia e o garoto consegue sua mágica de volta. Então, Ametista se junta a equipe para libertar Zatanna e recuperar o Livro da Magia. A história continua em Justice League Dark #14 e Ametista aguarda Constantine para levá-la de volta para casa. Enquanto ele não aparece, ela decide explorar a Casa do Mistério junto com a Orquídea Negra e Frankenstein. Isso acabou não sendo uma boa ideia, visto que, em cada quarto que entraram, eles encontravam um tipo diferente de monstro.

Ametista encontrando Robin no Castelo Ametista.

Em 2019, Ametista se tornou membro da Justiça Jovem, na nova publicação desta série com o selo da Wonder Comics, uma linha que foca nos jovens heróis da DC Comics. Em Young Justice vol. 3 #1 (2019), a Terra é invadida por guerreiros das 12 casas do Mundo de Cristal. Eles estão à procura do Superman, mas acabam se deparando com os antigos membros da Justiça Jovem, entre eles está Impulso, Robin e Wonder Girl. Ao recuarem de volta para o Mundo de Cristal, os guerreiros acabam levando Robin junto, que vai parar justamente no castelo de Ametista. Em fevereiro de 2020, Ametista ganhou uma nova série solo depois dos acontecimentos em Young Justice (2019).

Ametista nas animações DC Nation Shorts, DC Super Hero Girls e Teen Titans Go!

Ametista teve uma série animada em sete curtas dentro da produção DC Nation Shorts, os episódios foram transmitidos em 2013 na Cartoon Network. Nos curtas, o Mundo de Cristal era um videogame e Amy Winston, dublada por Sophie Oda, foi transportada para dentro deste mundo e precisou lutar contra as forças de Opala Negra no Mundo de Cristal. Ametista teve uma pequena participação no filme DC Super Hero Girls: Hero of the Year de 2016 e foi dublado por Cristina Pucelli. Ela também aparece filme Teen Titans Go! To the Movies de 2018. Ametista teve mais aparições na série animada Teen Titans Go! em 2019, aparecendo nos episódios “Forest Pirates“, “What We Learned at Camp” e “That’s What’s Up!“.

Dicas de leitura:

Amethyst, Princess of Gemworld
Atingir 13 anos de idade é um marco na vida, especialmente no caso de Amy Winston. Amy descobre muitas verdades ocultas sobre seu passado, principalmente porque ela é realmente a princesa Ametista que vem de um mundo muito diferente do seu, o Mundo das Pedras, distante do tempo e espaço do planeta Terra. Seu eventual retorno à família não será sem surpresas e desafios.

Sword of Sorcery (Volume 2)
AMETISTA retorna nesta incrível nova série! As boas notícias: Amy Winston pode se transformar na princesa Amaya, protetora do Gemworld! As más notícias: Parece que a família dela quer matá-la! Plus: uma história de backup com a brutalidade de Beowulf!

Young Justice (Volume 3)
Superboy! Wonder Girl! Robin! Impulso! Ametista! Eles estão todos unidos na YOUNG JUSTICE #1, a edição de estreia de uma nova série que também apresenta novos heróis Teen Lantern e Jinny Hex! Quando a dimensão do pesadelo conhecida como Mundo de Cristal invade Metrópolis, esses heróis adolescentes se reúnem para lidar com a situação – mas ficam chocados ao descobrir que a batalha pode ser a chave para o retorno de Conner Kent, também conhecido como Superboy! Essa mistura de favoritos dos fãs e novos heróis herdados será o ponto central de alguns dos maiores eventos da DC!

Amethyst (Volume 4)
Após sua reintrodução triunfante nas páginas de Young Justice, a nova minissérie Amethyst segue a adolescente Amy Winston – Princesa Ametista – quando ela retorna ao seu reino mágico para comemorar seu aniversário de 16 anos em grande estilo. O único problema? Seu reino está desaparecido, seus súditos desapareceram e ninguém no Mundo de Cristal – mesmo sua melhor amiga, Lady Turquesa – permanece leal a sua casa! Sozinha e desanimada, Amy é forçada a encontrar novos aliados e enfrentar segredos sombrios em uma missão totalmente nova até os confins do mundo das gemas.

Confira todas as matérias que já saíram do Especial Liga da Justiça Sombria clicando -neste link.

Sobre Rayanne

Rayanne Matos

Capixaba. 1993. Bióloga. Sarcasmo. Socialmente distante. Hera Venenosa. Torre de Babel. Me envie fanfic. Time is money, money is power, power is pizza and pizza is knowledge. Let’s go!

Últimas notícias