O ano era 1972. Um ano bissexto… Richard Nixon era reeleito presidente dos EUA, Emerson Fittipaldi se sagrava campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, e David Bowie sacudia o mundo com o álbum Ziggy Stardust. Nesse cenário de efervescência, um rei continuava a reinar no mundo dos gibis. Jack Kirby seguia com sua coroa e seus Kirby Dots no Universo DC. O sucesso arrebatador dos títulos Os Novos Deuses, Povo da Eternidade e Senhor Milagre e a criação do fantástico Quarto Mundo colocaram Jack Kirby mais ainda no topo dos preferidos do público DCnauta. Era a hora de um novo desafio para o rei.

Naqueles estranhos e fantásticos anos 1970, os quadrinhos de terror, sobrenatural e mistérios pareciam despontar em vendas. Logo a DC percebeu isso e encomendou uma história para Jack Kirby. A cabeça do homem logo fervilhou e dela surgiu Etrigan, o Demônio. E os primeiros oito números da revista escrita e desenhada pelo rei foram compilados em Lendas do Universo DC: Etrigan – Jack Kirby.

As histórias, divididas em arcos de duas ou três edições, trazem o imortal Jason Blood lidando com feiticeiras, demônios e possessões. Para vencer essas batalhas, Jason recita um verso que o faz se transformar em Etrigan, o demônio conjurado pelo próprio mago Merlin para lhe proteger.

Talvez para os leitores mais novos o estilo de Kirby seja meio estranho. Rostos em formatos geométricos, arte um tanto quanto rústica, páginas duplas com muitos detalhes… mas é Kirby, e Kirby sempre é sinônimo de um bom clássico. O roteiro é bem simples e cativante, você consegue se inserir naquele mundo que, mesmo refletindo o começo dos anos 1970, não parece totalmente datado. O encadernado ainda mostra um Jack Kirby muito criativo, que tenta sair do senso comum de heróis e vilões e se joga no sobrenatural de cabeça, não tendo medo de mostrar figuras bizarras e assustadoras que, se hoje em dia podem até causar riso, eram bem desconfortáveis para as crianças da época. Além disso, podemos ver o quão criativo o rei era, pois ele consegue criar um ótimo universo místico e sobrenatural com tantos elementos mágicos como de terror. Universo esse que hoje em dia fica bem em segundo plano, infelizmente.

Lendas do Universo DC: Etrigan – Jack Kirby é um belo gibi para se iniciar no território do terror e sobrenatural, mas além disso é uma grande homenagem a obra do rei, que soube como ninguém criar histórias que mexessem com a nossa imaginação. E para te deixar no clima de magia, esse clássico do Queen é uma boa pedida! Boa leitura!

 

Lendas do Universo DC: Etrigan – Jack Kirby reúne as edições 1 a 8 da revista “The Demon”, em capa cartão com 204 páginas e custa R$ 29,90.

Sobre Rodolfo

Rodolfo Monteiro

Formado em Contabilidade, mas Nerd de coração e alma. Colecionador de gibis desde 1996, amante da DC desde Batman Returns. Sempre buscando conhecer mais sobre a nona arte!

Últimas notícias