Ao pensar em ajudante de super-herói, tenho certeza que Robin é o primeiro nome que você pensa. Não é para menos, já que o personagem foi o primeiro sidekick criado nas histórias em quadrinhos, inspirando muitos outros que viriam, tanto na DC quanto nas concorrentes. E apesar de sempre ser uma criança, alguém bem jovem, ele já é um senhor, que completo 80 anos este ano!

A ideia de criar o Robin surgiu para vender as revistas do Batman para pessoas mais jovens, e com um novo personagem que conversava com a faixa etária escolhida, o objetivo foi alcançado. Então Dick Grayson foi apresentado na edição #38 de Detective Comics, em 1940, e já assumiu o manto do sidekick. Bob Kane e Bill Finger foram os responsáveis pela criação do personagem, juntamente com o desenhista Jerry Robinson.

Assim como o Batman, o nome de seu ajudante tem um significado. Robin é uma espécie de pássaro muito comum na Europa, que chamamos de Pintarroxo aqui no Brasil. A ave tem uma coloração laranja avermelhada no peito, o inspirou o uniforme do nosso pequeno herói.

Mas Robin não é uma pessoa, são várias. É como se fosse um cargo na Bat-família, e quem for qualificado pode assumir o manto. Como já dito, Dick Grayson foi o primeiro, e talvez o mais lembrado quando se fala do personagem. Mas outros assumiram o codinome, tanto garotos quanto garotas. Então vamos falar um pouquinho de cada um que já foi o ajudante do Homem Morcego.

Dick Grayson fazia parte dos Grayson Voadores, uma família de acrobatas de um circo. Mas depois que seus pais foram assassinados, o jovem órfão foi acolhido por Bruce Wayne, que passou a treiná-lo em várias artes marciais, de combate e em técnicas de investigação. Então começou a acompanhar o Batman nas missões e se tornou um personagem muito querido entre os fãs. Com o passar dos anos, Dick cresceu, assumiu outro codinome e uniforme, se tornando o Asa Noturna.

E depois que Dick deixou o manto, Jason Todd foi o novo pupilo do Cavaleiro das Trevas. Ele morava nas ruas, e foi encontrado pelo Batman enquanto tentava roubar as rodas do Batmóvel. O herói então o levou para casa e treinou para que virasse seu ajudante. Mas durante uma missão, o Coringa conseguiu capturá-lo e então em uma das cenas mais chocantes e tristes aconteceu: o Robin foi morto pelo vilão. O jovem é ressuscitado mais tarde, e assume o manto de Capuz Vermelho.

O terceiro Robin foi Tim Drake. Diferente dos dois anteriores, ele veio de uma família rica, e descobriu sozinho as identidades do Batman e do primeiro Robin, já que sempre acompanhava de perto os dois como fã dos heróis. Após a morte de Jason, Dick e Alfred conseguiram convencer Bruce de aceitar Tim como o novo Robin, e ele é considerado um dos mais maduros e com maior potencial de todos. Posteriormente, ele assumiu o manto de Robin Vermelho.

A namorada de Tim também teve um período como Robin. Stephanie Brown era conhecida como Salteadora antes, mas para ajudar o mozão ela pediu ao Batman para assumir o lugar, já que o pai do garoto tinha descoberto sua identidade e o proibiu de continuar nas missões. Mas o período da jovem como ajudante do Homem Morcego foi curto, já que o herói não aprovava seu comportamento e a achava muito desobediente.

Outra garota que já foi o Robin, é Carrie Kelley. Após ser salva pelo Batman, a jovem começa a idolatrar o herói, e faz seu próprio uniforme de Robin para se juntar a ele nas aventuras contra o crime.

Quando se é filho do próprio Batman, seria quase impossível não se enfiar nessa vida de super-herói, certo? E foi exatamente isso que Damian Wayne, filho de Bruce com Talia Al Ghul, fez! Ele foi treinado desde pequeno pelo próprio Ra’s Al Ghul para ser líder da Liga das Assassinos, e depois recebeu um novo treinamento de seu pai, para tentar melhorar as tendências mortais dele. Damian assume o manto de Robin quando Dick tem que virar o Batman. Tim Drake deixa de ser o sidekick, assumindo o nome de Robin Vermelho, e o filho de Bruce vira o ajudante de Dick. E assim permanece depois.

Mas em Batman do Futuro também temos um Robin! Enquanto Terry McGinnis assume o manto do Homem Morcego, seu irmão mais novo, Matt McGinnis, vira seu ajudante, se transformando no Robin do Futuro! 

Claro que o Robin não aparece apenas nas HQs. O personagem já brilhou em outras mídias, como séries, filmes, animações, e você pode ver as melhores histórias do nosso sidekick preferido na próxima matéria desse especial, então, fiquem ligados no Terraverso. E não esquece de contar para gente nos comentários qual o seu Robin preferido!

Sobre Gabriela

Gabriela Orsini

Jornalista formada na PUC-SP, fotógrafa por paixão, e bailarina por teimosia. Apaixonada pela DC desde pequenina, fangirl do Batman e da Batgirl. E da Ravena, como não ser. Sou uma devoradora de livros e cinéfila até que se prove contrário. Objetivo de vida: tirar uma foto decente com o Jason Momoa (um deles, apenas). Sonho de vida: conhecer todos os países do mundo.

Últimas notícias