Em comemoração aos 80 anos do Tio Sam, o herói que representa a personificação do espirito patriótico americano, iremos falar de algumas aparições do herói tanto nos quadrinhos quanto em outras mídias. Após conhecermos sobre a origem e fatos importantes sobre ele, vamos indicar algumas histórias imperdíveis do Tio Sam, além de suas participações em outras mídias.

Quadrinhos

US Tio Sam (DC/Vertigo) – Alex Ross / Steve Darnall

A história escrita por Darnall no ano de 1997 foi lançada em dois volumes. No Brasil, chegou no ano seguinte publicada no país pela editora Abril. O enredo é sobre um homem chamado Sam que anda pelas ruas de alguma cidade americana na busca de quem ele é, enquanto segue atormentado por memórias de um passado obscuro da América. Dentre seus desafios, o principal é enfrentar uma versão obscura de si, simbolizando um lado muito sombrio do espírito patriota, até que finalmente ele entende muito mais sobre si.

Ela foi publicada no extinto selo Vertigo, um dos selos alternativos da DC mais querido pelos fãs e mostra uma reflexão sobre a história americana através do personagem que mais simboliza este espirito patriótico, aliado a uma ótima combinação da arte realista de Alex Ross.

Tio Sam e os Combatentes da Liberdade – Jimmy Palmiotti / Justin Gray

Lançada entre os anos de 2006 e 2007 como parte do evento “DC: Brave New World”, a minissérie em 8 volumes traz uma nova versão da equipe “Combatentes da Liberdade” liderada por Tio Sam contra um grupo de terroristas, além de inimigos internos do governo americano. Contando com Daniel Acuña para ilustrar as novas aventuras do Tio Sam e sua equipe, o enredo não só aborda uma aventura do grupo em uma missão secreta, mas traz elementos sobre cada membro de forma individual, dentre eles o próprio Tio Sam.

Combatentes da Liberdade – Jimmy Palmiotti / Justin Gray

Palmiotti e Gray novamente trabalham em uma história da equipe lançada em 9 edições no ano de 2010, desta vez contando com a arte de Trevis Moore e Trevor Scott.

Nesta nova aventura, a equipe liderada por Tio Sam está sendo convocada pelo governo dos Estados Unidos para investigar um mistério, uma super arma desenvolvida pelos confederados para vencer a guerra civil enquanto os heróis enfrentam novos e antigos inimigos.

Combatentes da Liberdade: A Ascensão de uma Nação – Robert Venditti

A mais recente aventura do Tio Sam e a sua equipe de Combatentes da Liberdade foi escrita por Robert Venditti entre dezembro de 2018 e 2019, por algum atraso sua última edição foi lançada apenas em janeiro de 2020.

Recentemente toda a história foi compilada no encadernado Freedom Fighters: Rise of a Nation lançado em abril de 2020. A história contada em 12 edições revela um mundo dominado pelo regime nazista, tendo como seu grande trunfo Kal-El, cuja a nave ao invés de cair no Kansas acaba aterrizando na antiga Checoslováquia. Para derrotar este regime mantido por mais de 50 anos, a equipe é reunida na busca por trazer o espírito americano de volta a vida e ressuscitar Tio Sam.

Outras mídias

Apesar de ser um personagem que existe há quase 80 anos, Tio Sam não teve muitas participações em outras mídias como séries, games ou até mesmo filmes, exceto por um episódio de “Batman: Bravos e Destemidos” em que o herói e sua equipe fazem uma participação muito especial. Confira um trecho da animação abaixo:

O episódio é o vigésimo segundo da segunda temporada da animação. Na trama da série, cada episódio o Homem-Morcego tinha uma aventura com alguma participação especial de um personagem ou equipe do Universo DC. Neste episódio uma raça alienígena invade a Terra e Batman conta com a ajuda do Homem Borracha e dos Combatentes da Liberdade para derrotar os invasores.

Sobre Ricardo

Avatar

Fã de quadrinhos, séries, filmes e games. Apaixonado por DC de Grant Morrison a Alan Moore. Mais um privilegiado de estar na amada Terraverso.

Últimas notícias