As HQ’s do Batman publicadas no Brasil nos últimos três meses vem trazendo uma saga que se passa no primeiro ano de patrulha do Homem Morcego em Gotham City. Tudo começa com a Bruce e Selina relembrando como foi esse guerra e que as atitudes dele nesse conflito podem definir se a Mulher-Gato irá ou não aceitar o pedido de casamento proposto pelo Batman.

Nesse resumo (sem spoilers é claro) vamos tratar dos acontecimentos que causaram a guerra e sua repercussão na vida do Cruzado Encapuzado.

Tudo começa com uma repentina falta de humor no Coringa. Nem mesmo matar os melhores comediantes de Gotham faz surgir um mero sorriso no Príncipe Palhaço do Crime. Porém, ele sabe que a única coisa que pode trazer de volta seu sorriso maligno é a morte do Batman. As mortes causadas pelo Coringa são investigadas pela polícia de Gotham, mas nada se sabe de suas causas. O que faz eles apelarem para outro vilão: o Charada. Edward Nigma, como grande criador de enigmas que é, logo descobre o que está acontecendo e, usando todas as informações que tinha sobre os policiais, consegue fugir da cadeia.

Charada descobre a localização do Coringa e propõe uma aliança para que ambos matem o Batman e se beneficiem disso. Mas o Coringa está mais insano do que nunca em busca de sua risada então atira a queima roupa em Nigma, mas não consegue sorrir novamente e foge. Esse é o ato que inicia a guerra entre o maior piadista do crime e o charadista mais perigoso do mundo, dividindo os vilões de Gotham entre as duas facções.

Os vários confrontos entre os vilões começam a fazer dezenas de vítimas, sejam bandidos ou civis inocentes. E logo o Homem Morcego intervém usando um agente triplo: Charles Chuck Brown. Charles era um antigo capanga do Coringa, tendo feito pra ele alguns veículos e projetos. Por isso, foi interceptado pelos aliados do Charada e foi obrigado a ser um espião, já que o Coringa também o recrutou.

Charles tinha um filho, que adorava soltar pipas com seu pai. Era seu passatempo favorito. Porém num dos dias da Guerra, Charles num dia de sol com seu filho e suas pipas disse que não podia ir em seu aniversário, pois tinha um trabalho a fazer. Naquela noite, Charles foi sequestrado pelos aliados do Charada e levado a reportar para o vilão. Mas logo, o Coringa consegue resgatá-lo causando mais uma batalha entre as piadas e charadas.

Porém, um atentado contra a vida do filho de Charles faz ele se tornar o Homem-Pipa e aderir ao lado do Coringa definitivamente.

Os combates se sucedem cada vez mais violentos e levando o número de mortes civis para a casa dos milhares. Batman faz o que pode para salvar o povo de sua cidade, mas mesmo ele tem um limite. E é hora de Bruce Wayne entrar em cena.

Usando sua influência, o bilionário consegue agendar um jantar entre o Coringa e o Charada para intermediar o conflito. O encontro é extremamente tenso e quase acaba em tragédia por diversas vezes, mas com seu intelecto Bruce Wayne consegue contornar as crises. Mas mesmo com todas as suas artimanhas, Bruce não consegue dar fim à guerra. Então, quem volta ao palco é o Batman.

Os acontecimentos a seguir levam ao fim da saga, e estão cheios de spoilers… Então querido leitor, corra para as bancas e testemunhe o final dessa guerra que marca o futuro do Homem-Morcego!

 

Sobre Rodolfo

Rodolfo Monteiro

Formado em Contabilidade, mas Nerd de coração e alma. Colecionador de gibis desde 1996, amante da DC desde Batman Returns. Sempre buscando conhecer mais sobre a nona arte!

Últimas notícias