Se você não entendeu o título, então eu traduzo aqui para você: #EspecialLigaSombria | A poderosa Zatanna. E se você conhece um pouco da heroína, sabe que ela fala as palavras ao contrário para lançar seus feitiços.

Zatanna Zatara é uma poderosa feiticeira da raça Homo magi, que é uma subespécie dos humanos que consegue controlar magia. Filha do famoso mágico Giovanni Zatara e Sindella, antes de conhecer seus poderes verdadeiros, ela trabalhava como uma simples ilusionista, até que descobriu seus talentos para a mágica e então entrou no mundo dos super-heróis.

Seu pai não era o único familiar famoso da personagem. Leonardo da Vinci, Nostradamus, Alessandro Cagliostro, os alquimistas Nicholas Flamel e Evan Fulcanelli, e Lorde Arion de Atlantis são alguns dos ancestrais da Zatanna. Ou seja, o poder e conhecimento corre na família há muito tempo.

Não se sabe exatamente qual é a extensão dos seus poderes, mas sabemos que ela pode, além de fazer magia, manipular mentes através da telepatia, mover e controlar objetos com a telecinese, controlar o clima, o tempo e os elementos, distorcer a realidade, fazer projeção astral, teletransporte, auto-cura e curar os outros, voar, e criar campos de força. Além de também saber jogar tarot, ver o futuro na bola de cristal, é versátil em luta, e até faz algumas profecias. Ou seja, ela tem muitos talentos e ainda podemos ver muitos feitos grandes e inéditos vindos da Zatanna.

Uma curiosidade, como já dito antes, é que a heroína lança seus feitiços falando as palavras ao contrário, assim ela consegue controlar melhor seus poderes, além de ser uma homenagem ao seu pai, que também falava assim. E isso leva ao super autocontrole que Zatanna sempre demonstra, já que ela não pode deixar emoções muito fortes tomarem conta de seus pensamentos.

A primeira vez que a personagem apareceu nas HQs foi em novembro de  1964 em Hawkman #4, de Gardner Fox e Murphy Anderson. Ao longo dos anos ela foi ganhando mais e mais destaque no universo DC, até se tornar uma das principais usuárias de magia.

A primeira ‘aventura’ de Zatanna foi a busca por seu pai, que estava desaparecido. Assim que descobre seus poderes, ela começa a investigar o que aconteceu e onde Zatara estaria. Com a ajuda do Gavião Negro e Mulher-Gavião, ela partiu nessa missão, encontrando no meio do caminho Batman e Robin, Eléktron, Lanterna Verde e Homem-Borracha. Depois de resgatá-lo do mundo Kharma, a personagem não se junta oficialmente aos heróis, seguindo sua carreira de ilusionista.

Depois de um tempo, Zatanna finalmente vira membro oficial da Liga, mas a heroína também fez parte de outros grupos como a Liga da Justiça Sombria e Sentinelas da Magia. A personagem também teve envolvimento romântico com John Constantine, e com Dick Grayson.

Além das várias aparições nas HQs, Zatanna também está presente em Liga da Justiça Sem Limites, Batman, os Bravos e Destemidos, Justiça Jovem e nos mais recentes filmes animados Liga da Justiça Sombria e Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips. Mas a heroína também já apareceu em live-action, em Smallville, interpretada pela atriz Serinda Swan.

Uma última curiosidade de Zatanna é que ela tem uma mansão chamada Shadowcrest onde armazena muitos livros e relíquias de magia. Lá dá para praticar magia e estudar sobre o assunto, e ela é protegida para que pessoas comuns não vejam a mansão, além de ter outros sistemas de proteção.

Sobre Gabriela

Gabriela Orsini

Jornalista formada na PUC-SP, fotógrafa por paixão, e bailarina por teimosia. Apaixonada pela DC desde pequenina, fangirl do Batman e da Batgirl. E da Ravena, como não ser. Sou uma devoradora de livros e cinéfila até que se prove contrário. Objetivo de vida: tirar uma foto decente com o Jason Momoa (um deles, apenas). Sonho de vida: conhecer todos os países do mundo.

Últimas notícias