Especial: Batman 80 anos | Conheça o maior colecionador de itens do Homem-Morcego no Brasil!

Dando sequência as comemorações dos 80 anos do nosso querido Batman, conversamos com ele que hoje é o MAIOR COLECIONADOR de itens do herói aqui no Brasil. Conheça um pouco mais sobre o Batmaníaco Marcio Escoteiro!

Quem é Marcio Escoteiro? Fale um pouco sobre você, sua ocupação e onde vive:

Marcio Marques é um cara simples, bem casado, caseiro, adora justiça, por isso escolheu a carreira de advogado e vivo no caos que é Gotham City, quer dizer, na zona norte do Rio de Janeiro, por opção porque fui criado lá. Já o Marcio Escoteiro é o maior colecionador de Batman do Brasil, isso não fui eu quem disse, até mesmo batmaníacos estrangeiros já atestaram isso, como Brad Lautner, que está no Guiness como o maior do mundo e que somos amigos de Facebook. Sempre nos comunicando. Sério, quanto a ser o maior, eu só tenho 1,76m hahahaha.

Como iniciou a sua coleção? Primeiro item, quais os tipos de produtos que compõe hoje sua coleção, a quantidade total e aquele que você possui maior admiração.

Eu sempre tive brinquedos e revistas do Batman, desde criança. Muitos deles ficaram comigo mesmo depois que me mudei para o norte do país. Primeiro item deve ter sido os bonecos da Gulliver de borracha que eu comprei na época e que eu consegui manter um, que foi o Batman. Ainda o tenho com roupa também da época e meu Batmóvel grande quebrado, mas muito bem brincado.

Minha coleção é composta de qualquer coisa que tenha a ver com Batman, até mesmo não totalmente relativa. Ela é composta de mais ou menos de 6 a 7.000 itens com tudo que você possa imaginar. Admiração é o boneco vestido de Batman dos Super Amigos da Gullier que está com a bat-corda original.

Por que a escolha pelo Batman? Descreva um pouco sua relação com o personagem e o que ele representa na sua vida.

Morcegos. Sou louco por morcegos desde que me entendo por gente. Já sabia o que era um quiróptero antes de saber o que era um hipopótamo. Sempre fui louco por gibis e lia muito Disney. De cara fiquei apaixonado pelo Morcego Vermelho, e na minha alfabetização vivia fazendo desenhos dele, tanto é que ganhei o apelido na escolinha. O Batman veio naturalmente. Eu ficava com o jornaleiro quando minha mãe ia ao banco que ficava em frente a banca e a Editora EBAL veio com tudo na minha vida e passei a guardar minhas revistas em um baú. Não sabia que era coleção. Em 1980 começou a virar coleção quando eu fui apresentado as livrarias e bancas que vendiam revistas americanas, passei a comprá-las direto. Eu posso dizer que passei a colecionar profissionalmente a partir de 1988 com a febre que Cavaleiro das Trevas trouxe, quando passei a frequentar lojas de quadrinhos e estou aí até hoje. Eu acredito muito na força e na vontade de superação e da renovação que o personagem passa. Ele é atemporal.

Quais os itens mais valiosos da sua coleção? E quais foram os mais difíceis de conseguir?

Eu tenho a primeira memorabilia vendida pela National Periodical (futura DC Comics) de 1944, que são uns transfers para se colocar em papel. Estão completamente novos. A oitava aparição do Batman em dezembro de 1939 na revista Detective Comics #34 e a primeira aparição do Batman no Brasil, na Revista Lobinho 7 de  novembro de 1940. Durante os anos muita coisa foi difícil de conseguir, posso exemplificar que ter a edição encadernada da Lobinho dos números 7 a 13, com a primeira aparição do Batman, do Super-Homem (em tirinhas foi na Gazetinha) e do Robin foi difícil.

A DC Comics tem uma vasta galeria de personagens. Tirando o Batman (por questões óbvias), você possui outros personagens favoritos na editora? Cite quais e momentos que marcaram você e que envolvem o Homem-Morcego em histórias conjuntas com outros heróis.

Eu gosto da Liga da Justiça e dos Titãs porque tem tudo a ver com o universo de Batman e Robin. Qualquer história que mostre a liderança que passam estes dois personagens para mim é importante. Não me pergunte por histórias importantes, pois cada uma tem seu valor.

Onde sua coleção está guardada hoje e quanto de área ela ocupa?Você dedica algum tempo semanal ou diário para organizar e catalogar ela?

No meu apartamento eu tenho dois quartos onde guardo minha coleção; um corredor e um depósito onde fica muita coisa que não dá para expor.

Qual a sua mensagem para aquele fã que deseja iniciar uma coleção e não tem a mínima ideia por onde começar?

Comece por coisas fáceis, não se precisa ter tudo, o que você tiver é o suficiente. Não seja acumulador, seja curador de sua coleção.

O Batman nesse ano completou 80 anos. Existem inúmeras versões do personagem ao longo dos anos que marcaram época e o coração de muitos fãs. Para você, qual a versão do Homem-Morcego que mais marcou e por quê?

Eu sou muito apegado ao Batman da Era de Ouro, fiquei fascinado com as histórias do Bill Finger e o desenho do próprio Bob Kane e de seus ghosts, que merecem destaque, mas são muitos.

Agora um BAT-pronto:

Filme preferido: Batman O Retorno.
Autor preferido: Dennis O’Neil.
Ator preferido no papel de Batman: Ben Affleck.
Uniforme preferido: Batman da Terra-2 antes de Crise nas Infinitas Terras.
Desenhista preferido: Marshall Rogers.
Vilão preferido: Coringa (tenho tudo o que possa imaginar dele).
Jogo preferido: Eu poderia dizer Batman The Caped Crusader para o Commodore Amiga, por lembranças boas, mas para jogar Arkham Knight (ainda não terminei, estou me deliciando aos poucos).

O Terraverso agradece a oportunidade dessa conversa com o Marcio e ficamos Bat-encantados com essa coleção fantástica!

Willyan Bertotto

Willyan Bertotto

Publicitário e pós-graduando em Gestão Empresarial. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Um comentário em “Especial: Batman 80 anos | Conheça o maior colecionador de itens do Homem-Morcego no Brasil!

  • Avatar
    29 de junho de 2020 em 13:11
    Permalink

    Parabéns pelo trabalho…tenho dezenas de revistas do Batman. ..desde 1977…se alguém se interessar. ..preços suaves…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *