Liga da Justiça está entre nós! E, como não poderia deixar de ser, fomos conferir na pré-estreia à meia noite de desta quarta-feira (15/11), como Zack Snyder e Joss Whedon deram vida à maior de todas as equipes dos quadrinhos pela primeira nas telonas em live-action!

Mas como não podia deixar de ser, todos nossos protagonistas, vilões e lugares têm origem no velho e bom quadrinho, e portanto temos uma série de referências, semelhanças e algumas diferenças entre o que já aconteceu nas páginas, e o que foi original da trama.

Vamos analisar abaixo os principais pontos que colidem de alguma forma com as HQs

Lembrando, é claro, que as revelações a seguir contem muitos spoilers, então leia por sua conta e risco!

1 – Caixas Maternas

Desde que fora revelado na cena extra de Batman Vs Superman, em que é visto Luthor conversando com o Lobo da Estepe e mostrando-as no holograma, sabíamos que elas estariam presentes na trama,mas não de forma tão central, uma vez que nos quadrinhos elas são computadores vivos vinculados a um Novo Deus especifico. Criadas por Himon, em Nova Gênese, e por serem ligadas à Fonte, origem de tudo, elas possuem poderes incríveis e são um dos itens mais poderosos do Universo DC!

Entretanto,foram usadas de forma diferente no filme. Elas são apresentadas como um conjunto de artefatos que são capazes de transformar um planeta, transformando-o num inferno semelhante à Apokolips, gerando caos e destruição. Além de absorver os seres-vivos do planeta transformando em Parademonios. Um fim não muito digno de um objeto tão precioso e importante para a construção de um possível elo com o quarto mundo futuramente nas telonas.

2 – Uniforme Preto do Superman

Não é surpresa pra ninguém que teríamos nosso homem de aço voltando nesse filme. Toda a cena de futuro sem esperança deixada por sua morte precisava ser contido, e assim o fez, mas não sem antes termos referências do famigerado uniforme preto, que outrora foi usado pelo herói nos anos 90, e resgatado na fase pré-renascimento, com a vinda do Superman pré-Flashpoint para o universo regular.

O uniforme não aparece, mas temos o vislumbre de seu símbolo negro estampados nos quatro cantos do mundo, deixando mais em evidencia na ponte de Londres, em que é erguido um manto cobrindo-a.

3 – Ressurreição

Assim como não tivemos um uniforme preto, a volta do Superman foi uma mescla dos quadrinhos com as telonas. Temos a figura da nave Kriptoniana com tecnologia amniótica, como visto em BVS, que Luthor ressuscita General Zod transformando no Apocalipse. Dessa vez temos o uso da câmara aliada da força latente da Caixa Materna dos homens, que estava com o Cyborg, como meio de traze-lo de volta. Nas HQs temos o seu retorno graças à matriz de regeneração da Fortaleza da Solidão, sem quaisquer ajuda da Liga, da energia cinética do Flash ou da Caixa Materna.

4- Origens

Flash com o pai preso acusado de matar sua mãe, Cyborg sofrendo um acidente e sendo trazido de volta a vida com a ajuda de seu pai, Arthur Cury rei de Atlântida, todas essas origens são familiares para voce? Para mim também. Temos uma similaridade bem impar entre os quadrinhos e a telona, algo que agrada, e muito, os fãs veteranos que há décadas esperavam esse filme. Não temos um vislumbre completo daqueles que não haviam aparecido em outros filmes antes, ponto deixado claro quando comparado a diferença entre a invasão da Ilha das Amazonas com Atlântida. Na segunda que ainda não foi explorada, temos um conflito quase todo focado no Aquaman, e pouco é mostrado dos habitantes da cidade perdida ou da propria Mera, que mais está ali para dar uma bronca daquelas no nosso protagonista.

5- Flash Vs Superman

Quem é o mais rápido? Um Kriptoniano ou um usuário da força de aceleração? Na primeira cena pos-créditos do filme, temos esse famigerado duelo sem um vencedor declarado, sendo um possível link com o filme solo do herói, ou ate mesmo uma piada com o segundo filme da liga. Mas o que importa é que tal disputa já foi feita nas HQs, e o resultado tendeu para o nosso velocista escarlate, pelo menos na maioria. No total, foram 7 corridas diretas e indiretas entre ambos, com 4 vitorias para o Flash, dois empates e uma corrida sem vencedor.

Curtiu as comparações? Confira a crítica do nosso filmão!

Sobre Marcelo

Avatar

Empresário, amante da DC Comics.

Últimas notícias