Batman vs Superman: A origem da justiça completou dois anos de seu lançamento e através da rede social Vero, o diretor Zack Snyder continua a interagir com os fãs e a revelar detalhes da narrativa e que muitas vezes vimos e não percebemos. Como é o caso da mansão em ruínas dos Wayne, que apareceu quando Bruce Wayne visitou a fazenda.

VERO: How Wayne Manor fell into disrepair. from DC_Cinematic

“Acho que o pai dele encomendou a casa do lago como um presente para sua mãe, um lugar construído por seu arquiteto favorito, e ela adorou. Quando Bruce completou 18 anos, ele se mudou e ele ordenou que Wayne Manor fosse deixado para se decompor”

Na trama há varias questões que apontam que Bruce Wayne estava inclinado a assumir totalmente a identidade Batman e os ideais do Cavaleiro das Trevas, o que daria vários motivos pelos quais Wayne Manor estaria em ruína. Mas os questionamentos dos fãs continuaram e a explicação veio do próprio diretor em meio a várias revelações sobre o filme.

Snyder também esclareceu um pedaço do diálogo de Batman, que detalha a diferença entre o mundo das trevas e o mundo da luz, sugerindo que a luz representa a verdade e a justiça, porém décadas de combate ao crime fizeram com que ele percebesse que não existe tal coisa como puro bem, referindo-se ao mundo da luz como uma “bela mentira”.

Outro questionamento vindo de um fã, foi sobre uma referência ao mito de Ícaro em um diálogo falado por Lex Luthor sobre como Zod “voou muito perto do sol”. Na mitologia Grega, Ícaro construiu asas de cera junto com seu pai Dédalo para fugir da prisão, mas Ícaro acabou morrendo por querer voar muito próximo ao Sol.  Além da clara referencia a mitologia, por Zod ter tentado e caído, Snyder também apontou um segundo significado de Superman ser o “Último Filho de Krypton”, implicando que o conflito de Zod com um filho literal foi outra interpretação do diálogo.

Essa não foi a unica revelação envolvendo  a presença de Luthor. Ainda pelo Vero, Zack Snyder concordou com um comentário de que o filme sugere que Lex  provavelmente matou seu pai antes de assumir o controle dos negócios da família. Não é novidade que Snyder incluiu muitas referências dos quadrinhos, não só visuais como também no enredo, sendo assim é possível que o diretor tenha se inspirado em Luthor: The Unauthorized Biography, de James D. Hudnall e Eduardo Baretto. O quadrinho de  1989,  foi uma homenagem à autobiografia de Donald Trump, The Art of the Deal, conta a história da vida Luthor por um biógrafo marcado para morrer. 

The Unauthorized Biography descreve o pai de Lex como um alcoólatra abusivo, que morreu poucos dias depois do surgimento de uma apólice de seguro, e advinha quem era o beneficiário?

Logo depois que seus pais morreram em um acidente de carro, o mecânico que não encontrou provas de qualquer adulteração no carro, deixou o emprego para abrir uma cadeia de lojas de autopeças. Em outras versões a causa da morte de Lionel Luthor foi um ataque cardíaco, provavelmente ligado a uma alergia a medicamentos.

Com a cena pós créditos de Liga da Justiça acreditamos que o próximo filme com a presença do personagem  possa revelar ainda mais sobre sua história, e caso Snyder esteja a frente podemos tirar nossas duvidas com ele pelo Vero.

 Leia mais sobre Liga da Justiça!

Sobre Rebeca

Rebeca Vilas Boas

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira.

Últimas notícias