Dragon Ball | Filme deixa origem de Goku mais próxima de Superman

É muito comum ver a galera questionando quem seria mais forte, quem venceria uma briga: Goku ou Superman. Porém além da superforça, os dois personagens cada vez mais compartilham outros elementos e, dessa vez, o filme Dragon Ball Super: Broly aproximou ainda mais a história de origem do Goku a do Superman.

Goku é enviado à Terra pelo seu pai com o objetivo de salvar o filho do mundo em destruição. Porém, conforme se via na franquia, Goku foi enviado para conquistar o nosso planeta. Essa era a diferença entre o personagem e o Superman: enquanto Superman veio para sobreviver, Goku veio para dominar.

No entanto, o novo filme Dragon Ball Super: Brolly mexeu com a história de origem de Goku. Bardock, o pai de Goku, se tornou uma espécie de Jor-El, pois com a ameaça da destruição do planeta Vegeta, Bardock envia o filho para a Terra para que possa sobreviver. E apenas isso. Dessa vez não existe plano de dominação, Goku, assim como Superman, é um refugiado em busca de sobrevivência.

Dragon Ball: Origens Secretas

Com milhões de fãs devotos ao redor do mundo, a criação de Akira Toriyama é um divisor de águas. Em sua origem, no ano de 1984, Toriyama queria algo que combinasse comédia e ação. Influenciado pela fábula chinesa, Jornada ao Oeste, que tinha como um dos protagonistas Sun Wukong , o macaco rei portador de força descomunal, que andava pelas nuvens e usava como arma um bastão mágico.

Com o passar do tempo, a comédia foi dando mais espaço a ação e as semelhanças entre as histórias de Goku e Superman só aumentavam.

Para começar, os dois personagens são os últimos de suas raças: enquanto Goku é um dos últimos Saiyajins, Superman é um dos últimos Kryptonianos. Os dois possuem outras identidades, Kal-El é o nome de origem do Superman, enquanto Kakarotto é o de Goku.

Até mesmo seus principais inimigos possuem semelhanças: Zod é um general kryptoniano, Vegeta é um príncipe Saiyajin.

Porém Akira Toriyama não foi um grande leitor de Superman, mas usava o personagem como referência. Em Dr. Slump, outra obra do autor, Toriyama fez uma paródia do Superman. Em sua versão, Suppaman, é um super-herói muito mais atrapalhado do que heroico.

E você é mais fã do Superman ou do Goku? Diga nos comentários!

Professor DCnauta

Protegido pela identidade secreta de Luiz Alexandre de Andrade, o Professor DCnauta é historiador e também professor de história. Inspirado pelo Superman, buscando o preparo do Batman e espelhado na determinação da Mulher-Maravilha, o Professor DCnauta se junta ao time do Terraverso na busca de um mundo melhor (e sem rumores).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of