Jogador Número 1 | Os easter eggs e referências da DC Comics no filme – Terraverso | Site de conteúdo segmentado sobre a DC Entertainment no Brasil!                          
Cinema

Jogador Número 1 | Os easter eggs e referências da DC Comics no filme

Jogador Número 1, o novo santo graal da cultura pop, finalmente chegou ás telas de cinema junto com uma infinidade de universos, personagens e cores que permeiam as décadas. As referências pipocam em cada cena do filme – e são inúmeras. E claro que a DC não seria deixada de lado no OASIS! Só poderemos desvendar todos os easter eggs de Jogador Número 1 após o filme sair em dvd/blu-ray e analisar quadro-a-quadro, pacientemente. Porém, até lá, separamos todas as homenagens e aparições encontradas até agora dos nossos queridos heróis. Este post está cheio de spoilers do filme e do livro de Jogador Número 1, portanto, continue por sua própria conta e risco. Agora, se a sua curiosidade de gunter fala mais alto… veio ao lugar certo!

— Spoiler Alert —

Confira nossa lista!

1 – Batman

Um dos maiores heróis da DC e da década de 80. A batmania oitentista foi muito bem homenageada em Jogador Número 1. Logo no começo do filme, Wade nos fala de todo a magia do mundo virtual do OASIS, que permite ao jogador até “escalar o Monte Everest com o Batman”. O Batman que surge na tela é justamente o do filme Batman (1989), dirigido por Tim Burton e protagonizado por Michael Keaton. Já na corrida pela primeira chave, no meio de outros carros notórios como o Mach 5, Christine e o DeLorean, encontramos o Batmóvel-ambulância da série de 66, vivida pelos sempre memoráveis Adam West e Burt Ward. Ainda no decorrer da corrida, mantenha os olhos alertas: o Batmóvel de Batman Returns e da trilogia do Nolan também dão as caras! Durante a visita de Parzival ao Halliday’s Journal podemos ver o Batman com o estilo do jogos da franquia Arkham, que mais tarde também iremos ver durante o discurso de Parzival no Planeta Doom de mãos dadas com outra importante personagem do cânone de Gotham. Fora as aparições mais diretas, o morcego aparece em logos espalhados nas blusas, jaquetas, bonés e óculos dos personagens. Aech parece ser uma grande fã do Morcegão – há um pôster do Batman na parte de trás de sua van.

2 – Superman de Richard Donner

Sendo um dos filmes de herói mais icônicos de todos os tempos e a inspiração para toda uma geração, Superman (1979) não poderia ficar de fora. Art3mis entrega um óculos para que Parzival possa se disfarçar e não ser percebido pela sua legião de fãs, um disfarce “no estilo Clark Kent”. As roupas que Parzival usa são referência direta ao Clark interpretado por Chistopher Reeve. Em outro momento, na oficina de Aech, a dupla de protagonistas trocam informações sobre Halliday, até que chegam em sua frase favorita, uma dita por Lex Luthor. Você pode conferí-la neste vídeo, aos 29 segundos. Também é bom ficar de olho nas trocas de roupa de Shouto –  em certo momento, o menino usa uma combinação muito parecida com a usada por Clark em Superman III, durante uma de suas cenas em Smalville. Aqui há uma referência dentro da referência. Donner e Spielberg fazem parte de uma geração de cineastas que ajudaram a construir a Hollywoood do entretenimento e criaram os filmes blockbusters, então claro que ele não deixaria seu amigo de fora. O mesmo aconteceu com outro integrante do grupo, Robert Zemeckis, diretor de De Volta Para o futuro, que acabou virando um artefato poderoso chamado Cubo de Zemeckis.

3 – Coringa

O maior vilão de todos os tempos não será esquecido em 2045. Podemos ver que algum dos avatares mais populares são do personagem, já que Parzival mostra que usava um estilo parecido com o do Príncipe Palhaço. Na corrida, após Parzival ser impedido de chegar na linha de chegada pelo King Kong de Peter Jackson podemos ver o letreiro da Ace Chemicals, um dos lugares mais importantes da mitologia de Gotham e um dos possíveis lugares de nascimento do Coringa. Também podemos ver um Coringa no club, durante a dança de Art3mis e Parzival. O perosnagem parece ser uma mistura de referências, com uma pintura parecida com a de Heath Ledger, chapéu das ilustrações clássicas do personagem da Era de Ferro e terno com corte parecido ao da versão interpretada por Jack Nicholson. Além disso, o personagem não está sozinho. Claro que ao lado dele só poderia estar…

4 – Harley Quinn

Nascida na Batman Animated Series e conquistando o Universo DC desde então, parece que a fama da personagem só vai aumentar. A personagem aparece 3 vezes no filme, com roupas claramente inspiradas na série de jogos Arkham. Além da cena no Coringa na pista de dança, Harley é intimidada junto com outras personagens por I-R0k e também aparece ao lado de outro vilão do universo DC…

5 – Exterminador

Um dos maiores mercenários das histórias em quadrinhos, Slade Wilson aparece de forma bem rápida, mas é impossível não notar suas espadas. Ele e Harley estão de saída do club, quem sabe indo realizar uma reunião do Esquadrão Suicida junto com…

6 – Pistoleiro

Durante a batalha final e o trailer de Jogador Número 1 o Pistoleiro pode ser visto de forma bem nítida, com direito até a sua mira de visor vermelho acoplada á máscara.

7 – Batgirl

Batgirl pode ser vista em dois momentos diferentes, durante a batalha final no Planeta Doom. Em um, ela aparece junto com o exército de personagens após o discurso de Parzival. No outro, a personagem está lutando com alguns Sixers e acaba sendo engolida pela explosão gerada pela ativação do Cataclyst.

8 – Flash

Apesar de bem rápida (juro que não foi uma piada de supervelocidade) podemos ver Flash em dois momentos diferentes. Logo no início do filme, quando Parzival fala sobre os diferentes tipos de avatar do OASIS, vemos alguns personagens como Marvin, o Marciano e um borrão vermelho com a famoso símbolo e trilha de raios. Flash vai voltar mais tarde também, com sua attire dos jogos da série Injustice, acompanhado de um outro membro da Liga da Justiça…

9 – Aquaman

No meio de uma gama de personagens, os personagens da DC Comics também assumem o fronte da batalha contra os Sixers. Em especial, personagens da franquia Injutice aparecem todos juntos no momento do choque entre os dois diferentes exércitos. Representando a família Injustice também encontramos…

10 – Supergirl

Quando Parzival entra no Halliday’s Journal após ter encontrado a primeira chave, logo é cercado por uma legião de fãs. Beetlejuice aparece de forma bem escandalosa na escada, mas, ao lado, pulando no meio das pessoas, está Supergirl.

11 – Arkham Knight

Ainda no Halliday’s Journal, Parzival é observado pelo Arkham Knight. Olhe ao redor e você também verá…

12 – Mulher-Gato

Selina Kyle, sempre de maneira furtiva, aparece próxima ao Arkham Knight, onde também poderemos ver um Batman da série Arkham. Mais tarde, quando o discurso de Parzival está sendo transmitido ao redor do OASIS, podemos ver uma Mulher-Gato e um Batman de mãos dadas. Tom King vai ficar muito feliz no cinema!

13 – Mulher-Maravilha

Claro que a Trindade não ficaria incompleta. Assim como Batman, Diana é homenageada com seus logos espalhados por roupas e grafites. As mais marcantes são o logo que Art3mis coloca na moto de Kaneda, que usa durante a corrida da primeira chave. Na jaqueta de Each podemos ver também o famoso W duplo, além de um pin da Mulher-Maravilha de George Pérez. Pérez é responsável pela introdução de vários elementos importantes do cânone da amazona e assumiu o Volume 2 de Mulher-Maravilha, tido até hoje como um dos melhores da história da DC Comics, iniciado em 1987.

14 – Ravena

Em um dos vários grafites espalhados pellos muros e carros do mundo real de Jogador Número 1 podemos encontrar a titã Ravena.

15 – Gigante de Ferro

Ok, o Gigante de Ferro não é oficialmente um personagem da DC Comics, mas seria impossível não colocá-lo nesta lista. O Gigante que aprendeu o amor pela humanidade e o altruísmo inspirado pelo Superman é uma das referências mais acalentadoras de Jogador Número 1 e merece ser referenciada aqui também em nossa lista. Apesar de Aech não dizer a frase clássica “I am Superman” antes de morrer, o personagem se despede homenageando outro grande robô da cultura pop: T-800.

E aí, Dcnautas e Gunters? Acharam algum easter egg que não incluímos nesta lista? Sentiram falta de algum personagem que não apareceu em Jogador Número 1? Deixe para nós nos comentários!

Terraverso
no Facebook

Terraverso
no Twitter

Terraverso
no Instagram

Conheça o Terraverso

Somos o portal Terraverso! Um site de conteúdo segmentado sobre a DC Entertainment aqui no Brasil. Um projeto desenvolvido por fãs ávidos desse multiverso de mundos e personagens. Acompanhe aqui as principais novidades e informações da DC, além de matérias especiais, críticas, entrevistas, resenhas e o nosso podcast chamado Ramal 52. Seja bem-vindo DCnauta, a casa das lendas é aqui!